Historia do Carimbo

(texto e imagens extraídos do site dos Correios (clique aqui)

São marcas que registram a geografia e documentam a história, fixando os acontecimentos importantes do País e situando-os no tempo, com a data, e no espaço, com a indicação do local.

A Marcofilia é a arte e a ciência voltadas para o estudo e o colecionamento das marcas postais e, por extensão, dos próprios carimbos. Os colecionadores de carimbos são chamados marcofilistas.

Os carimbos podem ser: de Expedição, de Primeiro Dia de Circulação e Comemorativos.



Carimbo de Expedição
É o instrumento datador existente em todas as agências de correio, destinado a obliterar (carimbar) os selos aplicados nas correspondências postadas e registrar a data de expedição.
carimbo de expedição

Carimbo de Primeiro Dia de Circulação

Tem o objetivo exclusivo de acompanhar e registrar o dia de lançamento de um selo e, por isso mesmo, só pode ser utilizado no dia da emissão. Somente pode ser aplicado sobre o selo ao qual se refere.
carimbo de primeiro dia de circulação

Carimbo Comemorativo

É aquele destinado a comemorar eventos importantes ou homenagear personalidades. Clique aqui e saiba mais.
carimbo comemorativo
UMA HISTÓRIA DE MILHARES DE ANOS
O carimbo tem uma história de milhares de anos.
A forma que ele tinha e foi ganhando está directamente relacionada com o avanço tecnológico.
. O carimbo/selo serve para o reconhecimento, prova ou atestado de autenticidade de um documento.
. Este é o conceito que preside inalterável ao longo dos séculos.
. Era vulgar nos tempos antigos, os reis utilizarem um anel para marcarem em cera ou lacre a autenticidade da mensagem ou documento, sendo mais ou menos elaboradas, as formas que estavam gravadas nesse anel.
. Desde a utilização de uma forma cunhada, em cera, metal ou lacre, até ao que mais recentemente se entende por selo, a impressão dessa forma através de sinete ou carimbo.
. Utilizando estas formas de autenticar os documentos ficaria o receptor a saber se o documento era ou não verdadeiro.
. Hoje em dia existem várias ciências como a Esfragística, que pode pronunciar-se acerca da veracidade de um documento, assim como o porquê das figuras nesse carimbo/selo e até a posição social de quem o utilizava.
. A Sigilografia estuda os sinetes, selos, bulas, matrizes e carimbos secos, que existem por todo o mundo e em Portugal podem ser vistos no Museu Histórico Nacional, onde estão entre outros o carimbo/selo em cera dos séculos XII e XIII da cidade de Hamburgo e duas bulas Papais dos séculos XIV e XV
CARIMBOS / SELOS DE AUTENTICIDADE
. O Carimbo e a autenticidade para os actos notariais.
. Quem o concebeu na forma que hoje o conhecemos foi o rei português D. Diniz em 1305.
. Decretou ele, que para que um documento tivesse validade e se reconhecesse como verdadeiro deveria ser escrito por tabeliões portugueses, autenticando com o carimbo/selo da cidade ou vila e feito
na presença de cinco testemunhas.
. Os carimbos/selos do concelho, como lhe chamavam, deveriam conter palavras régias, sinais reais, o nome de D.Diniz e o nome da cidade ou vila.
. O carimbo/selo ficaria na posse de um "homem bom" nomeado pelo Rei e este jurar fidelidade sobre os Santos Evangelhos.

Orkut

Orkut
Visite-nos tambem no orkut
Central Blogs
 

ARTEFATO BRASIL ♣ ♣ ♣ ArtefatoBrasil ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos -